Liberdade, um Princípio Bíblico

  • 07/04/2020
  • 0 Comentário(s)

Liberdade, um Princípio Bíblico

“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. Responderam-lhe: Somos descendência de Abraão, e nunca servimos a ninguém; como dizes tu: Sereis livres? Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado. Ora o servo não fica para sempre em casa; o Filho fica para sempre. Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.”

JOÃO 8.32 – 36

Deus é um ser absolutamente livre e soberano. Ao criar o homem do pó da terra, Deus soprou em suas narinas e o homem foi feito alma vivente. (Gn 2.7). Deus fez o homem, um ser livre, porém, não o fez sem o dever de observar regras, normas, regulamentos, estatutos. Deus fez o homem e o submeteu à prova de sua liberdade. Adão e Eva tinha o dever de cuidar, lavrar, trabalhar e organizar todas as atividades no globo terrestre. A liberdade dada a eles não furtaram o direito de corresponder com os deveres em obediência. Obedecer, era vencer à prova!

Deus fez o homem a sua imagem e semelhança. Semelhança na liberdade e Imagem moral. A Imagem moral – a moral se refere ao conjunto de princípios, comandos, preceitos, permissões, proibições, normas de conduta, ideias e valores que são adquiridos através da educação, da cultura, do cotidiano e da tradição – todos eles irão orientar o comportamento humano dentro daquela determinada sociedade, Deus fez o homem conhecedor destas regras estabelecida pelo próprio criador, em Gênesis 1.26, dotado de governo e sabedoria, um coração amoroso, em santidade, em obediência moral. O homem criado, e já ao lado de sua esposa, eles quebram o princípio da liberdade, escolhendo comer do fruto da árvore do bem e do mal, Gênesis 3.6, eles comeram. Foram reprovados! Eu e você sabemos contar, porque vivemos na pele todo sofrimento como origem desta queda.

  1. A LIBERDADE DO HOMEM
  2. a) O homem é livre para comer ou deixar de comer, porém, quebrando os princípios exarado nos textos sagrados, sofrerão as consequências pela LEI DA SEMEADURA. Gálatas 6.7– Não erreis, Deus não se deixa escarnecer, porque tudo que o homem semear isto ele ceifará. Eles deveriam continuar cuidando, lavrando, trabalhando em sintonia com a liberdade de obediência;
  3. b) Quando alguém toma a decisão de comer, ou fazer, algo proibido “o meu conselho é que não coma e não faça” mesmo assim insiste, coma ou faça sozinho e não induza a mais ninguém. Lúcifer virou satanás em consequência de sua soberba, quebrando princípios celestiais, deixando de fazer o que lhe fora confiado, viu a usurpação de glória como em si mesmo, e satanás encontrando ouvidos prontos, ele semeou suas ideias, projetos, vantagens, liberdade, destaque, e um terço dos anjos foram convencidos e perderam com ele, o seu domicílio celestial. Se ele tivesse rebelado sozinho, o cenário seria outro, por ser muitos, houve guerra para destroná-los (Ap 12.7-9), mas, Miguel e seus anjos prevaleceram. Deus não perde parada e nem foi preciso de Deus entrar na guerra, autorizou os seus anjos leais fazer a desocupação celestial. Céus Limpos! Jesus disse: Vou preparar vos lugar e virei para vós.
  4. c) Cuidado com os teus ouvidos, pode estar ouvindo a voz de satanás, ele desviou dos céus um terço dos anjos e na terra não tem números exatos, você pode ser a próxima vítima. As propostas de satanás para este mundo parecem ser boas, encantadoras, proveitosas, lucrativas, apetitosas, vantajosas, o seu fim é morte. Precisamos vencer: o diabo, o mundo e a carne.
  5. d) A queda de Lúcifer foi a soberba, arrogância, e satanás usa as mesmas táticas disfarçadas de: subir acima, ser valorizado, ser respeitado, ser o maioral, receber louvores que pertence a divindade. Crescendo, avançando, prosperando em tudo, faça tudo para a glória de Deus (Lc 17.10). Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos somente o que devíamos fazer.
  6. e) O começo de nossa queda é quando afirmamos os nossos defeitos: Sou assim mesmo, Deus me fez assim, não vejo necessidade de mudança; eu sei, sou bruto de natureza, mas, sou correto, justo; reconheço que sou nervoso, e eu não posso deixar de ser o que sou; minhas ideias precisam ser aceitas, se não posso continuar; não sou escravos de homens, só obedeço a Deus.
  1. O USO DA LIBERDADE

A palavra liberdade, conforme a etimologia grega, (eleutheria) significava liberdade de movimento, ou seja, movimentar sem restrição externa, sem impedimentos. Liberdade no grego estava relacionada com ausência de limitações e coações. Calha com o sentimento da sociedade hodierna. Liberdade sem restrições. E nós os líderes estamos aceitando este filosofar dos membros considerados como Corpo de Cristo.

  1. Livres para vestir; vestir sem restrições: Roupas misturadas de homens e mulheres; roupas indecorosas e sensuais; roupas rasgadas; roupas à gosto. Não tô nem ai pra ninguém, o corpo e gosto é meu. As pessoas estão contaminadas com as ideologias do feminismo, socialismo cultural, e comunismo, tudo isto caminhando para o anarquismo.
  2. Livres para as práticas sexuais. O namoro de jovens da Igreja tem perdido a castidade, moralidade, respeito e bom senso. Práticas – Pornografia virtual e real, imaginária. Com animais, objetos.
  3. Livres para ir e vir sem coações; restrições;
  4. Livres para comprar, vender, casar, dar em casamento, uma geração com semelhança antidiluviana. Até o dia que Noé entrou na arca. Acabou a farra, a comida, a festa, o casamento e a vida; o dilúvio consumiu a todos. Não será diferente neste geração. Lc 17.26-27.
  5. A liberdade de expressão- é a garantia e a capacidade dada a um indivíduo, que lhe permite expressar as suas opiniões e crenças sem ser censurado. Apesar disso, estão previstos alguns casos em que se verifica a restrição legítima da liberdade de expressão, quando a opinião ou crença tem o objetivo discriminar uma pessoa ou grupo específico através de declarações injuriosas. Quanto a liberdade é tola, ela conduz o homem para a hipocrisia. Se o homem é livre para expressar, então porque existem leis para as pessoas prestarem contas desta suposta liberdade? Naqueles dias, não havia rei em Israel, porém, cada um fazia o que parecia reto aos seus olhos. Não tinha rei, mas tinha lei, tinha sacerdote. Os homens estão vivendo como se não fossem prestar contas a ninguém. Todos irão prestar contas de suas ações, palavras e obras. Jz 21.25.
  6. Se, pois, o filho vos livertar, verdadeiramente sereis livres. Livres para servir a Deus. Mesmo a liberdade para servir a Deus, tem exigências e elas estão contidas nos textos sagrados. Nossa liberdade está asssgurada em Cristo. Jesus é o modelo a ser seguido. Jo 8.36
  7. Na língua latina: Libertas – que significa independência. Nas relaçõe sociais, a liberdade tornou politizado de uma situação de dominação de grupos sobre outros que limitam o movimento, o ir e vir das pessoas subjugadas. Criam-se Leis e restringem-se direitos de grupos, da sociedade, com nos tempos de escravidão, nos países comunista, nas regras de partidos políticos e outros grupos.
  8. Liberdade significa o direito de agir segundo o seu livre arbítrio, de acordo com a própria vontade, desde que não prejudique a si mesmo, nem a outra pessoa. Fique sabendo, que a expressão, da vontade própria do homem, fica aberta uma porta, janela para o diabo agir, entrar para roubar, matar e destruir. a liberdade segundo Cristo, é a vontade que submete a vontade divina. Cumpre-se João 8.32: “E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”.
  9. Liberdade e Ética. De acordo com a ética, a liberdade está relacionada com responsabilidade, uma vez que um indivíduo tem todo o direito de ter liberdade, desde que essa atitude não desrespeite ninguém, não passe por cima de princípios éticos e legais.
  10. Liberdade na Filosofia (amor a sabedoria – de Pitágoras) – Segundo a filosofia, liberdade é o conjunto de direitos de cada indivíduo, seja ele considerado isoladamente ou em grupo, perante o governo do país em que reside; é o poder de qualquer cidadão tem de exercer a sua vontade dentro dos limites da lei.
  1. LIBERDADE NO ESPÍRITO DO SENHOR

“Ora, o Senhor é Espírito e onde está o Espírito do Senhor ali há liberdade (2 Co 3.17). A busca incessante pela liberdade sempre pautou a vida humana. Não muito diferente de décadas atrás, esse ainda é um impasse de pais e filhos, pastores e ovelhas: até onde vai essa liberdade? Como manter o equilíbrio em nossos lares e em nossas igrejas? Fazer tudo aquilo que se tem vontade é a verdadeira liberdade? Em 2 Pedro 2:19, a Palavra revela que o homem se torna escravo daquilo que o domina. A carta aos Gálatas, 5.16, orienta que sejamos livres para viver segundo o Espírito Santo e não conforme os desejos da nossa natureza humana.

Salomão excedeu a todos os reis da terra, tanto em riquezas como em sabedoria (1 Rs 10.14). Um homem com tamanho poder que podia fazer as mais diferentes escolhas e, diante de toda compreensão que lhe foi dada, ao fim da vida, declara os quão efêmeros são as coisas desta terra. Não me neguei nada que os meus olhos desejaram; não me recusei a dar prazer algum ao meu coração. Na verdade, eu me alegrei em todo o meu trabalho (…). Contudo, quando avaliei tudo o que as minhas mãos haviam feito e o trabalho que eu me esforçara para realizar, percebi que tudo foi inútil, foi correr atrás do vento; não há nenhum proveito no que se faz debaixo do sol”, registra em Eclesiastes 2.10-11. Desolado e angustiado morre, deixando o reino de Israel destruído e dividido.

  1. A Palavra deixa claro que ter o Espírito como amigo é ter liberdade. Essa é a essência do Evangelho. Jesus foi ungido com o Espírito Santo, e o Senhor o mandou para dar liberdade aos cativos” – Pastor Wanderley Picinini
  2. Gálatas 5.1 – É para liberdade que Cristo nos libertou. Ficai, pois, firmes e não vos deixeis amarrar de novo ao jugo da escravidão.
  3. O rei Salomão foi escravizado pelo que o dominou o de seu coração e mente, e morreu em fracasso. Não useis da liberdade para dar ocasião a carne (Gl 5.13). Veja a relação das obras carne (Gl 5.19-21).
  • Ora, o Senhor é o Espírito e onde está o Espírito do Senhor ali há liberdade, segundo a natureza de Deus como nascido de novo. Em Cristo somos o homem perfeito em conclusão. 2 Co 3:17
  • Andarei em verdadeira liberdade, pois tenho buscado os teus preceitos (Salmos 119:45). A liberdade do cristão está nos preceitos de Deus. A nossa vontade que rege a liberdade não está acima da vontade soberana de Deus, que nos fez livres nEle.
  • Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão (Gl 5.1). Jesus nos libertou do jugo do pecado e da corrupção. A liberdade em Cristo, é a vida estar acima da conformidade do mundo pecaminoso. Rm 12.1,2.
  • Vivam como pessoas livres, mas não usem a liberdade como desculpa para fazer o mal; vivam como servos de Deus, o livre arbítrio é a busca do fazer o bem, usar a liberdade positiva e piedosa. 1 Pedro 2:16
  • A liberdade na visão de Sartre: É a condição de vida do ser humano, o princípio do homem é ser livre. O homem é livre por si mesmo, independente dos fatores do mundo, das coisas que ocorrem, ele é livre para fazer o que tiver vontade.
  • Observa-se que o diabo bem sabe o que quer. Ele sabe filosofar para enganar. O diabo também era livre no céu, e ainda está livre e rodeando e passeando pela terra, sob o olhar Poderoso de Deus.

CONCLUSÃO

  1. Liberdade – Entende-se por Pureza, saúde, bem estar.
  2. Liberdade – Entende-se viver sem ser produto do meio imposto pelo pecado e a corrupção.
  3. Liberdade – É não ter o seu Ser corroído pelo pecado e a corrupção.
  4. Liberdade – É ser filho de Deus, adorador, diferente dos arranjos da sociedade caída, destituída. É Cristo no Centro de tudo e por tudo.
  5. Liberdade – É olhar para Jesus autor e consumador da Fé, com cara descoberta;
  6. Liberdade – É conhecer e obedecer os limites imposto pela lei de Deus, sem sentirmos constrangidos e afligidos pela LEI DE DEUS.
  7. Liberdade – É cantar o novo cântico por ocasião da volta de Cristo.

Pr. Bertiê Magalhães

Presidente

0 Comentários


Deixe seu comentário


Aplicativos


Locutor no Ar

AutoDJ

Piloto Automático

Top 5

top1
1. Midian Lima

Não Pare

top2
2. Luanna e Francisco

Deus Cuida

top3
3. Gabriela Rocha

Lugar Secreto

top4
4. Sarah Farias

Sobrevivi

top5
5. Anderson Freire

Raridade

Anunciantes